Plantios agroflorestais com a comunidade da Aldeia Nova Esperança, povo Yawanawá, Tarauacá, Acre

Desde 2016, após encontro do Cacique Nixiwaká (Bira) com o pesquisador e agricultor Ernst Gotsch, iniciou-se um trabalho gradual de fomento e resgate de técnicas agroflorestais junto à comunidade da Aldeia Nova Esperança, na Terra Indígena Yawanawá, Tarauacá, Acre. A comunidade desta Aldeia está em pleno crescimento, com muitas crianças e jovens, e busca a melhoria e ampliação da oferta de alimentos para a segurança alimentar de toda a comunidade, bem como para seus visitantes que tem sido frequentes nas vivências e festivais promovidos.

Em 2016 foram realizadas três consultorias de técnicos ligados à ONG Mutirão Agroflorestal para plantio, manejo e fomento de áreas coletivas; em 2017 foi realizada uma visita de acompanhamento técnico para plantio de mudas recebidas pela Secretaria de meio ambiente do Estado do Acre. Em março de 2018 realizou-se um mutirão agroflorestal com a ida de nove pessoas ligadas à Agrofloresta, com a coordenação de dois técnicos do Mutirão. Nesta última visita à Aldeia priorizou-se trabalhar na escola e nos quintais das famílias, envolvendo-as mais diretamente nos cuidados e manejos da área, bem como à lógica da agrofloresta sintrópica que recupera relações com a agricultura pelas gerações mais antigas da família Yawanawá e anima os jovens. De janeiro a maio de 2018 o técnico Osvaldo Luis de Souza, muito experiente em agrofloresta, ficou na aldeia, principalmente focado em preparar e realizar os plantios de frutíferas e alimentos na Aldeia Sagrada, local ancestral da primeira Aldeia deste povo e que vem sendo preparada para receber novos moradores e vivências e convidados.

O trabalho de formação da comunidade indígena nos princípios e técnicas da agrofloresta parte de uma perspectiva de construção conjunta e constante de troca de saberes e envolve: a interpretação das observações da natureza para a aplicação no trabalho com a agrofloresta, o conhecimento das plantas, a dinâmica para a nutrição do solo, a combinação das plantas nos ciclos que se sucedem, o manejo, a criação de pequenos animais, o processamento dos produtos e a culinária. Todo este trabalho contribui para resgatar a agricultura antepassada, a culinária, os utensílios utilizados (na cozinha, na construção, no artesanato), as músicas ligadas aos plantios e a própria língua.Nosso trabalho na Aldeia prevê a continuidade da mobilização e implantação de áreas de agrofloresta na Aldeia Nova Esperança e na Aldeia Sagrada associada a um processo de formação de membros da comunidade, entre eles jovens, mulheres e crianças, para o trabalho com agrofloresta, seja em seus quintais, roçados, áreas coletivas e na escola. O trabalho de plantios e produção de frutas, alimentos e outros produtos florestais oferecerá saúde e abundância para a comunidade com variedade de alimentos produzidos no local, geração de renda, autoestima e valorização da cultura da floresta.

“Trazer de volta a natureza da nossa aldeia, cheia de florestas, frutas e comida!”

Cacique Nixiwaká (Bira), 2018
Fotos do mutirão agroflorestal realizado de 23 a 28 de março de 2018

2 thoughts on “Plantios agroflorestais com a comunidade da Aldeia Nova Esperança, povo Yawanawá, Tarauacá, Acre

    1. Olá José Luís, Encontrou materiais sobre SAF em cana de açúcar? Se ainda estiver interessado nesse assunto depois de tanto tempo, sugerimos que entre em contato com @jatobem no direct do Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *