Mutirão Agroflorestal vai à Venezuela nas asas da nossa querida Patrícia Vaz! 

A convite do MST e do governo venezuelano, Pat esteve nos Estados de Lara, Portuguesa, Barinas e Mérida entre julho e agosto. 

Teve oficina de agrofloresta e também teve visita ao banco de germoplasma (Proimpa), Banco de Semillas Mucuji y Producción de Bioinsumos, diversas escolas e à cooperativa de mulheres.  

Pat conheceu os circuitos econômicos do café, da batata (são 83 variedades!), e do milho. Também viu cultivos de cacau, plátano, fábrica de farinha de milho para arepas e torrefadora de café.

Na Comuna Paso de Bolívar, em Apartaderos (Bioma Páramos), Pat conheceu produtores de batatas e trigo, ovelhas e cabras e visitou uma escola estadual em que o objetivo é torná-la “Escola-granja Agroecológica Integral Productiva”! 

Isso não soa como música para nossos ouvidos agroflorestais?

Também teve um evento no Instituto de Agroecologia Latino Americano – IALA (Faculdades e Cursos Técnicos). Participaram inúmeras Comunas e Escolas Granjas Integrales. No evento, foram distribuídas sementes de feijão do MST, insumos orgânicos e ferramentas. Foi uma rica troca de experiências e sementes. Nessa ocasião, Pat conduziu uma oficina de Agrofloresta.

O lema? 

“Hecho en comuna”

Que jornada intensa!!!

É muita alegria trabalhar com nossos hermanos e hermanas para Agroflorestar a América Latina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *