Curso de Agroecologia e Hortas Agroflorestais

CURSO DE AGROECOLOGIA E HORTAS AGROFLORESTAIS

– 27 e 28 de agosto de 2016 –

2

 

O objetivo do curso é introduzir os fundamentos da agroecologia a partir das demandas do movimento de agricultura urbana de Brasília e aprofundar sobre tecnologias sustentáveis de produção e manejo agrícola com foco em sistemas agroflorestais. O curso será dividido em partes teóricas e práticas, aproveitando os melhores horários do dia para colocarmos nossos conhecimentos em prática.

Nos envolveremos com o que há de melhor em termos de produção agrícola de alimentos, aprendendo a plantar, manejar e colher de forma orgânica e sustentável, além de promover a aproximação entre cidade e campo no âmbito do movimento agroecológico. Abordaremos ainda os seguintes temas: (1) agricultura em pequenos espaços: planejando e implementando sua horta urbana, (2) preparo do solo, adubação e manejo de agroecossistemas, (3) controle biológico (amigos naturais), (4) teoria da trofobiose (o problema do uso de agrotóxicos, fertilizantes químicos e transgênicos), (5) CSA – Comunidades que Sustentam a Agricultura, (6) alimentação saudável e plantas alimentícias não convencionais, (7)compostagem.

Realização:

Mutirão Agroflorestal e Coletivo Re-Ação

mutirao

logo

 

IMG_4503

Facilitadores:

 – Fabiana Peneireiro: Especialista em agroecologia e produção de alimentos orgânicos em sistemas agroflorestais, integrante da ONG Mutirão Agroflorestal. Possui mais de 20 anos de experiência em agroecologia e sistemas agroflorestais, tem trabalhado por todo Brasil oferecendo palestras, cursos e consultorias e é produtora e promotora de Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA), uma nova forma de economia solidária que supera a lógica do preço na construção de relações baseadas no apreço.

– Igor Aveline: Agroecólogo, agricultor urbano e idealizadores do Projeto Re-Ação, integrante da ONG Mutirão Agroflorestal.

1

One thought on “Curso de Agroecologia e Hortas Agroflorestais

  1. Boa tarde!
    meu nome é Lucas dou aula em uma escola rural e gostaria de mais material ligado a agroecologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *