Mutirão Agroflorestal na Índia

Denise Amador representará o Mutirão Agroflorestal nos Eventos que acontecerão na Índia em outubro de 2018:
2 e 3 de outubro
Festival Shakti na fazenda Navdanya: encontro que reúne agricultoras de toda a Índia para celebrar a Mulher na Biodiversidade. O festival é uma homenagem às guardiãs da agrobiodiversidade.
4 a 6 de outubro
Congresso Internacional de Biodiversidade em Dehradun, que reúne pesquisadores, representantes da sociedade civil e líderes comunitários de várias partes do mundo para discutirem “Uma Sociedade Ecológica baseada na Biodiversidade”. Além de painéis sobre temas variados da conservação da biodiversidade, haverá um grande encontro da sociedade civil e comunidades tradicionais da Índia expondo seus alimentos tradicionais e suas sementes.
7 e 8 de outubro
Workshop sobre Agricultura Regenerativa na fazenda Navdanya: Agricultura Regenerativa como Solução para o Clima.
10 a 16 de outubro
Jornada pelas comunidades de sementes:
Uttarakhand é conhecida como terra da diversidade, dos campos de arroz basmati, de amaranto e de milhetes, que apesar de nutritivos, desapareceram das dietas locais e passaram a fazer parte da lista de Forgotten Foods elaborada pela fazenda Navdanya. A jornada leva o visitante para conhecer vilas e comunidades que preparam terraços de arroz, usam formas de cultivo e técnicas tradicionais para guardar sementes, como preparando bancos de sementes. A jornada começa com uma aula introdutória com Vandana Shiva na fazenda Navdanya e a trajetória de seu movimento. Em seguida, o grupo parte para visitas às comunidades do vale Doon. Será visitada uma comunidade da vila Maniguha, situada a 895 metros de altitude para participar do festival das sementes e conhecer o projeto de hortas realizado em parceria entre Navdanya e a escola local. Vamos participar do Festival do Alimento, com uma visita ao centro de distribuição de alimentos da região feito pelas mulheres
22 a 25 de outubro
Imersão na Universidade Swaraj em Udaipur com Manish Jain e equipe que criam espaços para imaginar outro modelo de educação, retomando o controle sobre os processos de aprendizados e seus modelos de desenvolvimento. O programa será desenvolvido em cocriação a partir do interesse dos participantes.