2º Curso de Agrofloresta no Assentamento Canaã – DF

Com muito amor e alegria concluímos mais uma importante etapa do Projeto de Implantação de Tecnologias Sociais e Recuperação Florestal na micro bacia do Descoberto, parte do Programa Águas Brasil, um convênio entre a Fundação Banco do Brasil e a WWF-Brasil.

Foram 4 dias de muitas trocas de experiências junto à 35 agricultores do Assentamento Canaã, situado em Brazlândia, fruto da luta do MST. Paralela a esta vivência, as crianças se divertiam no espaço Cirandas com jogos e brincadeiras que traziam também alguns princípios agroflorestais.

No primeiro dia, 10 de outubro, fomos abençoados pela Chuva e pelo acolhimento do agricultor e agroflorestor Valdir Manoel do Sítio Vida Verde, Ceilândia. Além de compartilhar sua experiência de vida na transição da produção convencional para a agroecológica, pudemos observar sistemas agroflorestais recém implantados e com 10 anos de idade, o processo de restauração de nascente e sua criação agroecológica de galinhas.

     
No dia 12 de outubro, tivemos uma aula incrível com Rômulo Araújo no Sítio Raiz, Lago Oeste. Caminhamos fazendo uma observação ativa de diversos consórcios agroflorestais e conversamos sobre os princípios básicos do ciclo de vida de uma floresta produtiva. Rômulo abordou temas como sucessão natural, estratificação, manejo florestal e elementos chaves para comercialização.

    

O dia 13 de outubro foi destinado a colocar a mão na massa!!! Nossa prática foi implantar um sistema agroflorestal no Centro de Formação do assentamento Gabriela Monteiro, Brazlândia, seguindo o passo a passo de como enriquecer uma área produtiva sob os princípios da sintropia. Entendendo a importância dos elementos chaves para ver tudo florescer, levantamos canteiros, adubamos e cobrimos o solo, plantamos bananeiras e mudas de árvores consorciadas e conversamos sobre a construção de uma agricultura de processos, resiliente e produtiva.

    

Para fechar nosso curso com chave de ouro, continuamos os plantios no dia seguinte com Fabiana Peneireiro. Plantamos diferentes consórcios de hortaliças, fizemos muvuca de sementes e enriquecemos o sistema produtivo com eucalipto, mandioca e quiabo. Através desta prática, resgatamos os conceitos que foram praticados, iniciamos um processo de reflexão para planejar o plantio das futuras áreas e tivemos uma roda de conversa sobre o sistema de comercialização CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) com a presença do co-agricultor, engenheiro agrônomo e supervisor do projeto pela WWF, Abilio Vinícius.

Com uma grande roda cheia de sonhos e gratidão finalizamos mais um ciclo de aprendizagem e formação de agricultores e assentados do Assentamento Canaã, Brazlândia. Agora, seguimos à finalização do diagnóstico produtivo de cada família e o início da implantação de mais 27 unidades agroflorestais, somando um total de mais de 16 hectares de restauração ambiental pela implantação de sistemas agroflorestais.

3 thoughts on “2º Curso de Agrofloresta no Assentamento Canaã – DF

  1. Me chamo Renata, sou professora de biologia da rede pública.
    Recebi um grupo de alunos para ajudar com um projeto de ciências da natureza sobre bioeconomia que estão trabalhando com produção de orgânicos e sugeri que eles pesquisassem a agroecologia ou plantios em agrofloresta como mudança social em toda a cadeia produtiva. Eles já irão apresentar o trabalho mas percebo que ainda não entendem bem como se dá plantios agroecológicos.
    Por isso estou em busca de pessoas ou lugares que aceitem fazer uma conversa ou uma visita guiada com eles.
    Tenho uma limitação quanto a verba para fazer a visita. Como são poucos estudantes ( 10) e me pediram para orientá-los um pouco em cima da hora não consigo incluir dentro das atividades pedagógicas planejadas e tentar algum auxílio, por isso não consigo levá-los aos sítios abertos à visitação como Gerânio ou Semente. Vocês me indicariam outro lugar ou pessoa que pudesse contribuir?
    Att,

    1. Prezada Renata,
      Somente hoje vimos sua mensagem.
      Vocês ainda têm interesse de visitar um plantio agroecológico?
      Helena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *