Projeto Armazém Agroflorestal no Assentamento Sepé Tiaraju
Em busca por mecanismos que assegurem uma agricultura mais regenerativa e sistemas mais solidários de comercialização, que conectem mais eficientemente as populações do campo e cidade, um grupo de agricultores/as familiares do Assentamento Sepé Tiaraju (Serra Azul, SP) vem trabalhando sistemas de produção agroflorestais agroecológicos e estratégias de geração de renda baseados no comércio justo e consciente.
Com o apoio da Associação de Fomento Saúva e em parceria com a Embrapa, o Mutirão Agrofloresta, por meio do Núcleo Sudeste, abraça esse projeto, fortalecendo laços de amizade e compromisso, e dando continuidade à parceria de quase 20 anos com essa comunidade.
O “Armazém Agroflorestal”, surge para a qualificação, diversificação e dinamização das estratégias de comercialização e agregação de valor dos produtos agroflorestais.
O projeto objetiva a capacitação e instrumentalização das famílias agricultoras e suas organizações, com aporte de assessoria técnica, fomento à troca de saberes e experiências com outros membros da Rede Saúva e recursos financeiros para custos operacionais iniciais de uma estrutura de beneficiamento e comercialização.
Por meio do desenvolvimento de estratégias inovadoras de comercialização, pretende-se contribuir para um incremento da renda dessas famílias agroflorestoras, favorecer a fixação dos jovens no campo e fortalecer laços de compromissos com a saúde e com o meio ambiente e entre os agricultores e as populações urbanas.