PROJETO NI ESHE VANAY – “Plantando sementes de árvores”
Em parceria com o Instituto Guardiões da Floresta e com o apoio do IMC (Indigenous Medicine Conservation), o Mutirão Agroflorestal vem realizando o Projeto Ni Eshe Vanay (Plantando sementes de árvores) na Aldeia Sagrada, Terra indígena do Rio Gregório, Tarauacá, Acre, junto ao povo Yawanawá.
Denise Amador e Rodrigo Junqueira, que já tinham vínculos com as lideranças e as comunidades da Aldeia Sagrada e Nova Esperança, iniciaram o Projeto em setembro de 2022. Desde então tem sido realizadas duas oficinas por ano para plantio, manejo, trocas e mobilização da comunidade em torno das agroflorestas.
O Projeto partiu do desejo do Cacique Nixiwaká e sua esposa Puttany para estabelecer agroflorestas na Aldeia Sagrada, no entendimento de toda a potencialidade das agroflorestas.
Este Projeto tem os seguintes objetivos:
- Promover a produção de alimentos, gerando segurança alimentar para as comunidades, bem como produzir alimentos para os grupos visitantes;
- Resgatar as práticas agrícolas ancestrais destes povos, gerar trocas de saberes e promover a construção do conhecimento agroflorestal de forma participativa e sinérgica;
- Restaurar as áreas abertas com árvores nativas;
- Mobilizar crianças e jovens em torno das práticas agroflorestais;
- Formar agentes agroflorestais indígenas que animam as comunidades para os mutirões, organizam as ferramentas e sementes, e mantém as áreas manejadas, com colheitas e plantios frequentes.
- Realizar visitas de intercâmbio para que os agentes agroflorestais conheçam outras agroflorestas.
O Projeto segue em curso, com uma troca frequente entre os agentes agroflorestais e os técnicos do Mutirão. Em cada Oficina, tem sido possível contar com a presença de parceiros do Mutirão e agregados, ampliando a potência das trocas e a construção do conhecimento.