Comentários estão desabilitados para este post

NÚCLEO FAZENDA SÃO LUIZ – SÃO JOAQUIM DA BARRA, SP

A Fazenda São Luiz conduz áreas experimentais com sistemas agroflorestais desde 1997, quando foi implantada a primeira experiência para a recuperação de uma mata ciliar com o grupo mutirão agroflorestal que estava nascendo neste momento. Entendemos por agrofloresta os agroecossistemas diversificados que buscam imitar a dinâmica da sucessão ecológica natural com árvores e culturas agrícolas desenvolvendo-se juntas, em alta densidade e diversidade, formando um ecossistema produtivo e multiestratificado. Os sistemas agroflorestais (SAFs) sucessionais baseiam-se nas teorias criadas pelo agricultor-pesquisador Ernst Götsch, que há mais de 20 anos vem recuperando o solo e a vegetação nativa de uma propriedade rural localizada no Sul do estado da Bahia.

As áreas instaladas na Fazenda São Luiz visam, além da produção agrícola e florestal, a restauração ambiental, a educação ambiental e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico desta prática. Existem áreas com manejo mais intensivo e maior diversidade de produtos-chave para a comercialização, e áreas com menor intensidade de manejo e diversidade. Hoje já se somam 10 hectares implantados com desenhos e manejos distintos, sempre usando os princípios sucessionais e alta densidade e diversidade de plantio..

As agroflorestas sucessionais na Fazenda São Luiz formam bordaduras de fragmentos florestais, corredor unindo fragmentos florestais, recuperação de nascentes, plantio em aléias diversificadas com cultivo orgânico de grãos intercalados, faixas agroflorestais em meio à cana-de-açúcar, quintais agroflorestais, hortas sucessionais e floresta produtiva com o café como carro chefe.

Desde 2001 realiza-se um grande trabalho de coleta de sementes arbóreas da região para o plantio direto de sementes no campo, com o uso da “muvuca” (coquetel de diversas sementes juntas) o que desencadeou um acúmulo de informações acerca das sementes, bem como a comercialização de sementes.

A Fazenda São Luiz e o Mutirão Agroflorestal estão atuando no desenvolvimento da tecnologia agroflorestal, realizando pesquisas e experimentações, e formando e inspirando pessoas em visitas e cursos realizados na Fazenda. A sistematização das experiências vem sendo realizada em alguns trabalhos de graduação com relatos de algumas das experiências desenvolvidas, e é uma necessidade para compartilharmos melhor as experiências e aprendizados.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROFLORESTA

Em 2002 foi iniciado na Fazenda São Luiz o Projeto Arte na Terra de educação ambiental, fruto das experiências agroflorestais que vinham se desenvolvendo na fazenda, somado aos atrativos históricos e naturais do lugar. Uma equipe multidisciplinar concebeu o projeto que tem como principal objetivo proporcionar experiências práticas e atividades de vivências no campo que contribuam para despertar a percepção ambiental e trazer à tona valores e conceitos acerca das relações das pessoas entre si e com o meio em que vivem. A agrofloresta sucessional tem se mostrado uma ferramenta metodológica maravilhosa para o processo de educação ambiental com crianças, jovens e adultos possibilitando a reintegração ao meio, o resgate da função do ser humano como ser biológico, o desenvolvimento de uma nova postura com relação à natureza e proporcionando uma vivência impar de participação positiva na criação de agroecossistemas.

PLANTIOS AGROFLORESTAIS MECANIZADOS

Desde 1999 os plantios mecanizados tornaram-se um foco de estudos da Fazenda São Luiz pela tentativa de criar um modelo que fosse passível de utilização na complexa estratégia de implementação de sistemas agroflorestais em maior escala. Os plantios mecanizados viabilizam que grandes áreas sejam plantadas com maior eficiência do trabalho e dos recursos, e mostram-se assim, interessantes para a restauração de áreas de grandes dimensões. É uma tecnologia ainda em construção e muitos passos e experiências ainda devem ser desenvolvidos. A iniciativa partiu da Fazenda São Luiz junto ao grupo Mutirão agroflorestal e reflete a busca pelo desenvolvimento tecnológico em agrofloresta.

www.fazendasaoluiz.com

www.artenaterra.com.br

Comments are closed.