O Mutirão Agroflorestal é uma ONG que visa contribuir com a construção de sociedades sustentáveis por meio de uma rede de integração de pessoas em torno de aprendizagem, vivências, experimentação e estímulo à produção agroflorestal, bem como da construção de novas formas de relacionamento em que o Ser Humano atue nos processos naturais como parte integrante na geração de biodiversidade e abundância de vida. Tendo como princípios fundamentais o amor, a cooperação e a solidariedade.

1996 – Movimento Mutirão Agroflorestal

O Mutirão Agroflorestal surgiu como um movimento de articulação e fortalecimento de pessoas, grupos e iniciativas de agricultura florestal no estado de São Paulo em meados de 1996, após contato com o agricultor-experimentador Ernst Götsch e sua inovadora concepção e técnica em sistemas agroflorestais (SAFs). Formou-se um grupo de agricultores e profissionais das áreas de ciências agrárias, biológicas e humanas com o objetivo de promover os SAFs por meio do intercâmbio de experiências, desenvolvimento de metodologias em educação ambiental e agroflorestal e assistência técnica rural agroecológica baseada em metodologias participativas.

2004 – ONG Mutirão Agroflorestal

Em 2004, a ONG “Mutirão Agroflorestal” é fundada por integrantes deste movimento. 

A missão do Mutirão Agroflorestal é “contribuir para a construção de sociedades sustentáveis através de uma rede de integração de pessoas em torno de aprendizagem, vivências, experimentação e estímulo à produção agroflorestal, bem como da construção de novas formas de relacionamento em que o ser humano atue nos processos naturais como parte integrante na geração de biodiversidade e abundância de vida, tendo como princípios fundamentais o amor, a cooperação e asolidariedade”.

Núcleos do Mutirão Agroflorestal

A ONG tem sua sede na Fazenda São Luiz, São Joaquim da Barra, São Paulo, onde são desenvolvidas experiências com agroflorestas desde 1997, e tem núcleos de trabalho no Sítio Diversitah em São Lourenço, Minas Gerais, e em Brasília em diferentes experiências.

Atuação do Mutirão Agroflorestal

O Mutirão Agroflorestal atua por meio da realização de:

  1. vivências, cursos e oficinas voltados à educação ambiental agroflorestal e plantio e manejo agroflorestal;
  2. projetos de restauração ambiental e implantação de sistemas agroflorestais biodiversos (SAFs) junto à agricultores familiares, povos tradicionais e indígenas;
  3. pesquisas científicas, publicações e produção audiovisual; entre outras ações que contribuam para a divulgação e consolidação das agroflorestas no Brasil.

Os objetivos principais da instituição são os de promover e construir processos de formação e educação agroflorestal, fortalecendo o movimento agroecológico, e dar visibilidade à Agrofloresta, que transcende a técnica e representa uma filosofia de vida, o resgate da relação do ser humano com o ambiente, um maravilhoso instrumento de Educação Ambiental e uma proposta concreta para a sustentabilidade na agricultura.

A realização de mutirões de implantação e manejo de agroflorestas constitui a principal ferramenta metodológica resignificada e praticada pelo Mutirão Agroflorestal. Nos mutirões agroflorestais ocorre a construção conjunta do conhecimento a partir da prática, de uma forma coletiva e inovadora. São propiciadas as condições necessárias para os espaços de troca e de conversas significativas, de discussão de conceitos e princípios. Nos mutirões, as redes se fortalecem alimentando e reenergizando os participantes para sua prática em seus locais de atuação.O grupo gestor da entidade desenvolve trabalhos com Agrofloresta conjuntamente desde 1996, com uma forte complementaridade de aptidões, conhecimentos e funções dentro do grupo. Um dos princípios de trabalho do Mutirão é a cooperação, no qual se baseiam todos os processos de gestão institucional. A equipe do Mutirão Agroflorestal atua de forma descentralizada e se reúne três vezes por ano para afinação das ações, aprendizagem contínua através das trocas e atividades práticas. O Mutirão realiza ações e projetos na região a ser abrangida neste projeto desde o início de sua atuação com ênfase parceria com a Embrapa em projeto desenvolvido no Assentamento Sepé Tiaraju desde 2015.

Cursos, Vivências, Oficinas realizados pelo Mutirão Agroflorestal:

  1. Desde 1996, foram realizadas centenas de mutirões agroflorestais com diversos públicos, de forma planejada ou espontânea, geralmente em parceria com outras instituições, em diversos locais do país. Aproximadamente 5.000 pessoas participaram desses mutirões agroflorestais realizados ao longo desses 22 anos.
  2. 12 Cursos com Ernst Gotsch na Fazenda São Luiz, São Joaquim da Barra, SP: novembro 2006, março 2007, novembro 2007, março 2008, maio 2009, novembro 2009, abril 2010, novembro 2010, junho 2011, novembro 2011, novembro 2012, novembro 2013.
  3. Oficina de Agrofloresta com jovens da região de Ubatuba-SP, no âmbito do projeto “Educação Agroflorestal para o Manejo Sustentável nas Comunidades Tradicionais da Mata Atlântica. Em parceria com a ONG IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica). 2007.
  4. Cursos de Agrofloresta em parceria com o Sítio Geranium – Taguatinga-DF. Setembro de 2007 e 2013.
  5. Curso Sistemas Agroflorestais Sucessionais para técnicos da Epagri, Florianópolis. 2009.
  6. Participação no Curso de Formação de Técnicos Extensionistas da CATI e ITESP na Fazenda São Luiz nos dias 05, 06 e 07 de maio 2010.
  7. Realização de oficina de Jardinagem Agroflorestal na Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Brasília, julho 2010.
  8. Curso Sistemas Agroflorestais Sucessionais, São João Batista do Glória, MG, outubro 2010.
  9. Oficina de Monitoramento de Sistemas Agroflorestais para técnicos de instituições públicas do Estado de São Paulo, como produto de consultoria para elaboração de método de Monitoramento de Sistemas Agroflorestais para a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fevereiro 2011.
  10. Curso Básico de Sistemas Agroflorestais Sucessionais em Aiuruoca, MG, março 2011.
  11. Curso do Mutirão Agroflorestal em 3 Módulos sobre Sistemas Agroflorestais Sucessionais, nível básico e manejo agroflorestal. Fazenda São Luiz, São Joaquim da Barra, SP, junho, agosto e novembro 2011.
  12. Curso do Mutirão Agroflorestal em 3 Módulos para técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo sobre Sistemas Agroflorestais Sucessionais, nível básico, visita técnica e manejo agroflorestal. Fazenda São Luiz, São Joaquim da Barra, SP, agosto, outubro e novembro 2011.
  13. Curso Básico de Sistemas Agroflorestais Sucessionais em Aiuruoca, MG, outubro 2011.
  14. Curso de Sistemas Agroflorestais Sucessionais para estudantes da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, dezembro 2011.
  15. Projeto  “Difusão da Agrofloresta em Áreas da Mata Atlântica de Altitude”, que beneficiou 60 pessoas, com apoio do Instituo Casa. 60 pessoas. 2012.
  16. Oficina de Monitoramento de Sistemas Agroflorestais Sucessionais, Alta Floresta, MT, março, 2012.
  17. Cursos do Mutirão Agroflorestal em Agroflorestais Sucessionais, nível básico. Fazenda São Luiz, São Joaquim da Barra, SP: março 2012, novembro 2012, abril 2013, novembro 2013, abril 2014, novembro 2014, março 2015, março 2016, março 2017.
  18. Módulo sobre Sistemas Agroflorestais em pós-graduação em Agroecologia Aplicada, na Universidade Corporativa Monã, Canela, RS, abril 2012.
  19. Cursos do Mutirão Agroflorestal em Manejo de Sistemas Agroflorestais Sucessionais – prática em sistemas com café. Fazenda São Luiz, São Joaquim da Barra, SP, junho 2012, junho de 2013 e junho de 2014, junho 2015.
  20. 2 Oficinas de Agrofloresta Sucessional no IX e no X Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, Águas de São Pedro, SP, setembro 2011 e setembro de 2012.
  21. Oficina de Agrofloresta no V Fórum de Educação Ambiental, Salvador, 2012.
  22. Módulo Agrofloresta Sucessional no Curso do Viveiro Bio Flora para técnicos, Piracicaba, SP, setembro 2012.
  23. Oficina de Sistemas Agroflorestais Sucessionais na tribo indígena dos Kariri Xocó, Porto Real do Colégio, SE, Dezembro 2012.
  24. Curso Teórico e Prático-Demonstrativo em Agricultura Orgânica, parte do Módulo II – Manejo agroecológico e Agrofloresta, promovido pela EMBRAPA, Indaiatuba, SP, julho, 2013.
  25. Palestra sobre Monitoramento de Sistemas Agroflorestais Sucessionais em Seminário sobre Monitoramento de Sistemas Agroflorestais, Alta Floresta, MT, setembro 2013.
  26. Curso Implantação e Manejo de Café Agroflorestal para agricultores assentados da Reforma Agrária em Cotriguaçu, MT, setembro 2013.
  27. Oficina de Sistemas Agroflorestais para agricultores assentados da Reforma Agrária do Pontal do Paranapanema na Fazenda São Luiz, São Joaquim da Barra, SP, setembro , 2013.
  28. Curso Sistemas Agroflorestais para técnicos e estagiários da EMBRAPA-RR, Rorainópolis, RR, outubro 2013.
  29. 1ª Oficina com agricultores da Reforma Agrária do Pontal do Paranapanema para planejamento e elaboração de desenhos dos sistemas agroflorestais, assim como a elaboração participativa de método de monitoramento dos sistemas agroflorestais sucessionais a ser executado pelos agricultores. Teodoro Sampaio, SP, outubro 2013.
  30. 2a Oficina com agricultores da Reforma Agrária do Pontal do Paranapanema de implantação dos sistemas agroflorestais e elaboração participativa, com aplicação, de método de monitoramento dos sistemas agroflorestais sucessionais. Presidente Epitácio, SP, janeiro 2014.
  31. Curso Planejamento Territorial na Perspectiva Agroecológica, em parceria com o NEPEAS (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Sustentabilidade) e EMATER-DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). Foram 6 módulos para 2 turmas de 30 técnicos extensionistas da EMATER-DF e 10 pós-graduandos do NEPEAS. Agosto a novembro 2104.
  32. Curso básico de Agrofloresta em São Pedro da Serra, Nova Friburgo, RJ. Projeto apoiado pelo Comitê de Bacia do rio Macaé e promovido pela Oficina Escola As mãos de Luz. Março de 2015.
  33. Curso de Sistemas Agroflorestais Sucessionais (SAFs) na Região do Alto Curso do Rio Macaé, sob Patrocínio do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e Ostras com 20h para 30 participantes. 27-29/03 2015.
  34. Curso básico de Agrofloresta em Teresópolis. 29 e 30 de abril 2017.
  35. Realização de oficinas de Jardinagem Agroflorestal com grupo de 40 jovens na Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Junho 2018.

Projetos executados ou co-executados pelo Mutirão Agroflorestal:

  1. Organização e execução do VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, em parceria com EMBRAPA, Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais e EMATER – DF, com o tema “Diálogo e Integração de Saberes em Sistemas Agroflorestais para Sociedades Sustentáveis”. 22 a 26 de junho de 2009.
  2. Instituto HSBC Solidariedade. Fortalecimento institucional e Programa Next Generation por meio do qual a Fazenda São Luiz recebeu por 3 anos consecutivos grupos de executivos do HSBC vindos de várias partes do mundo. 2007 a 2014.
  3. Projeto “Aprendendo com Jardinagem Agroflorestal” na Vila das Crianças – Santa Maria – DF envolvendo cerca de 400 jovens em 123 oficinas. Setembro 2009 a junho 2013.
  4. Assessoria e assistência técnica em desenho, implantação e manejo agroflorestal no Projeto MicroBacias II (PDRS/SMA-SP), em parceria com a COOPERECOS (Cooperativa Agroecologia de Manejo e Conservação da Biodiversidades) – Assentamento Sepé Tiarajú, Serrana-SP, com 35 famílias beneficiadas. 2014 a 2016.
  5. Embrapa Meio Ambiente – Centro Nacional de Pesquisa e Monitoramento e Avaliação de Impacto Ambiental, 2015-2018: cursos, formações, condução de dias de campo, publicações e formações de unidades agroflorestais de observação, mais de 300 pessoas beneficiadas;
  6. Celebração dos 20 Anos do Mutirão Agroflorestal com eventos em Brasília-DF (com UnB), Rio de Janeiro-RFJ (com Fundição Progresso) e São Paulo (com Bienal de São Paulo). Setembro a dezembro de 2016.
  7. Projeto Projeto “Realidade: soberania alimentar, extrativismo e inclusão produtiva em três assentamentos em Mambaí-GO”, executado com recursos do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) administrado pelo Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN). Capacitação técnica, implantação de sistemas agroflorestais e fortalecimento da cadeia produtiva do buriti junto à comunidades de três assentamentos rurais de Mambaí, Goiás, 30 famílias beneficiadas; 2015 a 2018.
  8. Projeto Água Brasil, com apoio do WWF-Brasil/Fundação Banco do Brasil. Implantação de 16,9 ha em agroflorestas nos assentamentos Gabriela Monteiro, Graziele e Canaã, na bacia do Descoberto – DF por meio de mutirões agroflorestais e cursos, totalizando 174 horas e 64 famílias beneficiadas. Julho 2017 a julho 2019.

Publicações e Cursos EaD:

  1. Publicação da Cartilha “Liberdade e Vida com Agrofloresta”, construída de forma participativa em oficinas com agricultores, com Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) e INCRA. 2006.
  2. Elaboração de conteúdo para curso à distância do MMA: Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar. Outubro a Dezembro de 2013. O material do Curso à Distância originou 7 volumes disponíveis em para Download aqui. 
  3. Colaboração na elaboração da publicação “Restauração Ecológica com Sistemas Agroflorestais: como conciliar conservação com produção. Volume 1: opções para Cerrado e Caatinga / Andrew Miccolis [et al.]. Brasília: Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal – ICRAF, 2016.
  4. Desenvolvimento de conteúdo e atuação no Curso de Ensino à distância da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo (SMA). (http://pdrsead.fia.com.br). Lançamento em junho 2018.
  5. Fazendo Agrofloresta com os Yawanawá, com a realização de mutirões agroflorestais na Aldeia Nova Esperança – Acre. Desde 2017.

Participação em Colegiados, Fóruns, Conselhos:

  1. Aliança Cerrado, coletivo de mais de 50 instituições que atuam no Distrito Federal na conservação e uso sustentável do Cerrado, por meio do apoio à formulação de políticas públicas e fomento à pesquisa. Desde a criação em 2015 até 2018.
  2. Painel Agroflorestal de São Paulo que visa ao desenvolvimento de políticas públicas. Desde 2016.
  3. Rede de Agroecologia do Planalto Central, criada por meio do Edital ECOFORTE da Fundação Banco do Brasil. O proponente do projeto foi a AGE (Associação de Agricultura Ecológica) e envolveu mais de 30 instituições parceiras. O Mutirão Agroflorestal realizou 3 cursos que contaram com a participação de 40 pessoas cada. Por meio deste projeto foram adquiridos equipamentos para a estruturação da Unidade de Referência em Agrofloresta e Agroecologia Aldeia do Altiplano no Núcleo Brasília do Mutirão Agroflorestal. De 2015 a 2016.
  4. NEA-UnB (Núcleo de Estudos Agroecológicos), desde sua fundação em julho de 2017 e contribui com pesquisas e extensão universitária.
  5. CONSEA-DF – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do DF. Órgão colegiado de caráter permanente de assessoramento imediato ao Governador do Distrito Federal visando à implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal e à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Produção Audiovisual: