Celebração dos 20 Anos do Mutirão Agroflorestal em Brasília

O Mutirão Agroflorestal celebra seus 20 anos partilhando histórias e aprendizados.

O Mutirão Agroflorestal nasceu em 1996 a partir do contato com os princípios trazidos por Ernst Götsch, agricultor, pesquisador e multiplicador das ideias da agrofloresta sucessional e agricultura sintrópica.

O Mutirão é um espaço onde pessoas diversas se encontram para compartilhar e realizar sonhos, por meio da organização de mutirões, cursos, processos de formação e consultorias, produzindo alimentos nas agroflorestas e espalhando esta semente. Em todas as nossas ações valorizamos e promovemos a troca de experiências e aprendizagem coletiva.

Atualmente, somos uma rede de profissionais comprometidos e atuantes na educação e produção agroflorestal, e contamos com 3 núcleos consolidados, na Fazenda São Luiz – SP, Sítio Diversitah – MG e Brasília – DF.

A celebração acontecerá no dia 17 de setembro (sábado) em Brasília, no Centro de Excelência em Turismo (CET/UNB), com convidados de universidades, produtores, instituições públicas e grupos de agroecologia para trocarmos experiências e celebrarmos nossa comunhão.

Venha celebrar com a gente!

PROGRAMAÇÃO

Manhã
8h30 – Inauguração da exposição da linha do tempo do Mutirão Agroflorestal
9h – Abertura oficial do evento com Danças Circulares
9h30 – Intervenção artístico-pedagógica para apresentação da trajetória do Mutirão Agroflorestal
11h – Feira de Sementes e Saberes

Tarde
(Teremos atividades, jogos e brincadeiras para as crianças no tempo em que os pais participam das partilhas de saberes e aprendizados)
14h – Rodas para partilha de saberes e aprendizados em temas específicos com os quais o Mutirão Agroflorestal vem trabalhando nesses 20 anos de atuação. Cada roda será focalizada por um membro do Mutirão. Convidamos nossos parceiros a trazerem suas contribuições:
– Restauração com agrofloresta
– Agricultura urbana
– Educação agroflorestal
– Economia solidária (CSA)
– SAF na agricultura familiar
15h30 – Palco aberto (traga sua arte para compartilhar)
16h00 Rodas para partilha de saberes e aprendizados em temas a serem propostos pelos participantes
17h30 Relato da síntese das partilhas de saberes e aprendizados com todos os participantes
18h30 Exibição de filmes com bate papo
19h30 Coquetel
20h Mestre Zé do Pife e Meninas do Juá / Filhos de Januário

Criamos uma Campanha de financiamento coletivo no Catarse para viabilizar este evento e o que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 14 e 15 de outubro. Para contribuir acesse: http://www.catarse.me/mutirao_agroflorestal_20_anos
Agradecemos imensamente qualquer contribuição e pedimos para nos ajudar na divulgação dessa campanha!